3 de agosto na Tom do Saber

É bom já ir anotando na agenda: dia 3 de agosto a Tom do Saber aqui em Salvador volta a pulsar com novidades da coleção Cartas Bahianas. Já estão no forno “Poemas para Antonio”, de Ângela Vilma, e “Estranhamentos”, de Mônica Menezes. Que bom que seja um evento reunindo as duas amigas, que temos admirado mais e mais aqui na blogosfera, que têm na enorme sensibilidade um traço em comum, mas cada qual com sua voz poética tão própria, vigorosa, madura.

Confira aqui o blog do lançamento feito por Marcus Gusmão, onde é possível conhecer um pouco de cada autora, ler prévias dos livros e fazer a reserva (vai bombar!!!)

Aqui, e aqui, as entusiasmadas apresentações de Gerana Damulakis, com quem concordo em gênero, número e grau.

E, abaixo, um pouco da força poética de cada uma. Pode copiar na agenda também!

Herança (Mônica Menezes)

há uma mangueira em minha vida
não tive barbies, bicicletas
ou festas de aniversário
só uma velha e frondosa mangueira
a mangueira me deu tudo
e eu nunca soube ser muito infeliz

AMOROSA (Ângela Vilma)

O que eu faria se deitasses ao meu lado?
Sentiria, enternecida, teus cabelos?
Permitiria que o vento vindo de ti
Estremecesse meu ventre, meus seios?

Que palavra diria? Que riso riria?
Deleitosa, me abraçaria a ti?
Deslizaria sobre teu corpo, enfim,
Minha mais desnuda solidão?

Ou dormiria, então, no teu ombro,
Entrelaçando teus indóceis sonhos?
Será que nesse momento te tocaria
Tão leve, que sequer te acordaria?

O que eu faria, deitada ao teu lado?
Arrebataria teu corpo nas águas
Cálidas, diabólicas, de minha alma?
Te amaria com o ódio que me consome?

Ou apenas, amorosa, chamaria teu nome?

9 Comentários

Arquivado em Poesia

9 Respostas para “3 de agosto na Tom do Saber

  1. Obrigada, Nílson, pela generosidade e afeto, sempre.

  2. Gerana

    E vamos fazer festa no dia 3 do 08.

  3. Mônica Menezes

    Nilson, muito obrigada.

  4. I.Moniz Pacheco

    Estarei lá para trazer para casa e degustar esses livros, que pela prévia, devem ser ótimos.

  5. Pingback: Nilson sobre Ângela e Mônica | Ângela e Mônica

  6. Segue o endereço do vídeo que postei no youtube que mostra a entrevista com Ângela Vilma e Mônica Menezes:

  7. Lindo poema… Fico perplexa ao ver quanta sabedoria há em ti, para descrever o que pensas e sentes em palavras. Que embora, nunca dirão o que realmente sentimos, mas transmite, pelo menos o reflexo do pensamento. Amei, professora, doutora… Sentirei saudades dessa sabedoria .

  8. Espero poder estar presente no lançamento!

Deixe um comentário

