Jacinta Passos, prosa & verso & muito mais

Canção do amor livre

Se me quiseres amar
não despe somente a roupa.

Eu digo: também a crosta
feita de escamas de pedra
e limo dentro de ti,
pelo sangue recebida
tecida
de medo e ganância má.
Ar de pântano diário
nos pulmões.
Raiz de gestos legais
e limbo do homem só
numa ilha.

Eu digo: também a crosta
essa que a classe gerou
vil, tirânica, escamenta.

Se me quiseres amar.

Agora teu corpo é fruto.
Peixe e pássaro, cabelos
de fogo e cobre. Madeira
e água deslizante, fuga
ai rija
cintura de potro bravo.
Teu corpo.

Relâmpago depois repouso
sem memória, noturno.

.
O poema, vigoroso, é de Jacinta Passos, escritora baiana de mão cheia cuja trajetória marcada também pela militância política está sendo resgatada agora, com a publicação da obra “Jacinta Passos, C0ração Militante”, pelas editoras Edufba e Corrupio. O livro reúne poesia, prosa, biografia e fortuna crítica e é organizado pela historiadora Janaína Amado, filha única de Jacinta com o escritor e jornalista James Amado. Trata-se, na verdade, de uma das iniciativas de um projeto maior, de trazer de volta à cena a rica trajetória e a originalidade de Jacinta. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

O lançamento do livro acontece no próximo dia 8, das 18h às 21h, na Galeria do Livro & Arte, no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, Praça Castro Alves.

Eu vou. E você?

5 Comentários

Arquivado em Poesia

5 Respostas para “Jacinta Passos, prosa & verso & muito mais

  1. nydia

    Perdi a fala… Que coisa linda, Nilson. Já vai ser lançado dia 8! Janaína deve estar vibrando. Que momento bonito. Abraço!

  2. Lindíssimo é uma palavra que diz quase nada diante do que senti ao ler esse poema. Belíssimo talvez chegue próximo… Meu Deus, não há palavra que diga! Claro que irei!

  3. Imagino a alegria de Janaína, e me solidarizo com ela. O poema é belíssimo, de tirar o fôlego, e eu adoraria poder assistir a esse lançamento. Como não posso, fico vibrando daqui.

    Um abraço amigo.

  4. Gerana

    Um livro muito esperado. Que maravilha o empreendimento de Janaína.

  5. Tenho um blogue – “Literatura em vida 2” (http://literaturaemvida2.blogspot.com)-, no qual faço análise literária, posto nomes literários antigos e novos. Pretendo postar uma matéria sobre Jacinta Passos. Pesquisando sobre ela, cheguei a seu blogue. Alegrou-me a divulgação da escritora e grande mulher. Parabéns.
    Eliane F.C.Lima

Deixe um comentário

