Eclipses

Sem máquina digital e sem o mínimo de qualificação técnica pra capturar as fotos em A Tarde on line, fico devendo a imagem do eclipse lunar dessa noite. Mas queria comentar que fiquei olhando da janela, aqui do Rio Vermelho, com cara de besta porque nunca – nunca! – tinha visto um. E é legal, é esquisito, talvez produzido pela santa padroeira do blog de Kátia Madamek Borges, talvez produzindo milagres como a goleada do Vitória, testemunhada ao vivo e in loco por Franciel Ingresia Cruz, pelo menos segundo sua promessa no comentário ao post de Marcus Licuri Gusmão. Pode ser também que a lua se esconda em deferência a Chico Pinto, um herói do tempo em que meu pai me levava aos comícios contra a ditadura na combativa Brumado dos anos 70. Tudo pode ser. Concordo com Marcus. Durante muito tempo, a humanidade deve ter ficado assombrada com aquilo, sem desconfiar que era apenas, imagine, a sombra da Terra. Mas peraí: a sombra da Terra não é um troço em si por demais assombroso? Lua, lua, lua, lua, faço minhas as palavras de Caetano: eternamente, meu canto contigo compactua. Abaixo, uma tentativa malamanhada de hai kai que pipocou aqui na minha bagunçada cabeça.

1 comentário

Arquivado em Poesia

Uma resposta para “Eclipses

  1. Nilson,
    não sei se você fez de forma consciente, mas a imagem do eclipse encaixa-se perfeitamente em Chico Pinto.
    Fui ao pai dos burros, o guglo, e aprendi que eclipse significa “abandono”.
    abraços.

    Franciel,
    não, eu não sabia. Mas, se é pra apelar pro inconsciente, é verdade que, no único contato pessoal que tive com ele, atuando como jornalista, fiz uma entrevista num apartamentinho de conjunto habitacional na Paralela. Acho que abandono se aplica à imagem que me ocorre agora no “consciente” – só agora. Embora, vá lá, um ex-político sem dinheiro seja também quase um atestado de integridade no Brasil. Faz tempo isso, nem me lembro qual era o jornal. Abraços.

Deixe um comentário

